Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede

Nesta unidade tivemos acesso a várias informações relevantes:

  • A evolução tecnológica após análise e observação do trailer do filme indicado, os programas de rádio em um período da comunicação onde a fala era mais importante que a escrita; 
  • Uma reflexão provocada com a leitura do texto Ler e Escrever na Cultura Digital, de Andrea C.Ramal onde é colocado que “o saber e a inteligência se identificavam com a memória auditiva”, com a utilização da prática da escrita passamos a utilizar novas formas de leitura e que o hipertexto (sites) passa a servir como mediação para atingirmos e praticarmos estas novas formas de pensar e aprender, articulando também imagens e sons. A autora apresenta dicas de como utilizar essas fontes para a construção de uma pedagogia intercultural; 
  • Outra reflexão interessante foi provocada pelo texto de Moran, Desafios da Internet para o professor. O autor também deixa claro que o professor ao utilizar a internet, deixa de ser “informador” para ser “coordenador do processo de ensino-aprendizagem”, ele estimula, acompanha e reflete junto com os seus alunos após um trabalho de pesquisa. Mostra seu ponto de vista: Ensinar é orientar, estimular, relacionar, mais que informar, porem só orienta quem conhece, quem tem uma boa base teórica e quem sabe comunicar-se; 
  • Como utilizar a navegação de forma segura (o que são vírus) e como buscar informações em sites. 
Concluindo: Este é o caminho, buscar conhecimento, trocar experiências, e fecho com a fala de Moran - “só orienta quem sabe, quem conhece, quem tem base teórica e quem sabe comunicar-se”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário